Generos Textuais e Discursivos
Apesar de passar despercebido, todos os dias esbarramos em vários tipos de textos, seja em casa, na escola, no trabalho, no ônibus, no shopping. E é com a nossa prática, por estarmos sempre em contato com tantos perfis de textos, que conseguimos identificar as diferenças entre eles, se é um conto, uma receita, uma bula, uma entrevista, uma lista telefônica, um horóscopo, enfim, tudo que lemos ou escrevemos pertence a um gênero textual, que por serem muitos circulando na sociedade não tem como uma pessoa conhecer todos esses gêneros. Cada gênero tem suas características e através delas é identificado. Um poema, por exemplo, tem uma forma muito diferente de uma bula, de uma lista telefônica ou de um memorial, isso porque cada texto tem uma finalidade, um público alvo. Então, gênero textual refere-se às diferentes formas de expressão através de textos e abaixo veremos alguns gêneros e suas características.
Propaganda:
Função: convencer o consumidor a comprar um produto ou uma ideia.
Disposição gráfica bem organizada, raramente linear.
Frequentemente acompanhada de imagens.
Uso de sentenças curtas e muitas vezes incompletas, causando impacto.
Utilização de vocabulário definido em função do público a ser atingido.
Receita:
Normalmente apresenta uma estrutura constituída de: titulo, ingredientes e modo de preparo ou de fazer.
Pode conter indicação de calorias por porção, rendimento dicas de preparo ou de como decorar e servir.
A linguagem é direta, clara e objetiva.
Emprega o padrão culto da língua.
Entrevista:
Por se tratar de um texto jornalístico, a entrevista deve incluir um tema ou com incidência na atualidade, embora a conversação possa derivar para outros temas.
Respostas breves e objetivas.
Gênero basicamente oral, visto que a linguagem corporal, por exemplo, gestos, interrupções e tomadas de pensamentos do entrevistado.
Manchete ou Título, com objetivo de despertar o interesse no público expectador,