As relações entre gêneros discursivos e tipologias textuais
Atividades Observe a heterogeneidade tipológica, levando em consideração o fato de que:
a) As sequências narrativas pretendem contar, apresentar acontecimentos. Os gêneros discursivos em que esse tipo textual predomina são: o conto, a fábula, a lenda, o mito, narrativas de aventura, romance, novela, piada, adivinha, relatos de experiência vivida, relatos de viagem, diário, testemunho, biografia, notícia etc.
b) As sequências descritivas buscam caracterizar o objeto, fazê-lo conhecido. As caracterizações de seres, lugar, tempo estão presentes, normalmente, em vários gêneros.
c) As sequências argumentativas buscam refletir, comentar, avaliar, expor ideias, pontos de vista visando a uma determinada conclusão. Os gêneros discursivos em que esse tipo de texto predomina: textos opinativos, carta (de leitor, de reclamação, de solicitação), editorial, discurso de defesa ou acusação, ensaio etc.
d) As sequências injuntivas buscam transmitir instruções, ordens e prescrições, visando regular ações e comportamentos, como: instruções de uso ou de montagem, receita, manuais, regulamentos, regras de jogo etc.
e) Nas sequências explicativas ou expositivas, o que se quer é fazer compreender fatos, processos, transmitir saberes. Os gêneros discursivos em que esse tipo predomina são: relatórios, artigos, resumos, conferência, comunicação científica.
f) Não podemos nos esquecer de que a heterogeneidade tipológica aparece na maioria dos textos.
No conto a seguir, observamos uma heterogeneidade tipológica. Propomos a você que analise esse aspecto e discrimine no conto as principais sequências narrativas, descritivas, argumentativas, expositivas e injuntivas (caso elas apareçam no conto).
Narrativa: Tia Zulmira, protegida pela sombra de uma marquise, aguardava condução e observava o Papai Noel. Observava, por exemplo, que o Papai Noel usava tênis (bossa nova natalina), observava que o