Fórmulas moleculares e Quantidade de mols
Disciplina: Química Geral Teórica e Prática
Prof.: Vladimir Guedes
Tema:
Fórmulas moleculares e Quantidade de mols
Componentes do Grupo: Juliana Tamaki Juliane Silveira Lucas Bighetti Thiago H. R. Klein
Atibaia – Abril de 2013
Objetivo
Deveremos encontrar a quantidade de moléculas e a fórmula molecular, do gás liberado pelo comprimido em água, do gás liberado do magnésio em solução de ácido sulfúrico em água. Deveremos identificar também o que ficou no sistema e o que foi liberado em todas as práticas e definir os processos ocorridos nas práticas.
Introdução
História do Magnésio
Do grego magnesia. Compostos de magnésio são usados há longo tempo. Foi reconhecido como elemento pelo físico e químico escocês Joseph Black em 1755, isolado pelo físico e químico inglês Humphry Davy em 1808 (através da evaporação do mercúrio de um amálgama de magnésio obtido pela eletrólise de uma mistura de magnésia e óxido de mercúrio) e preparado de forma utilizável pelo químico francês Antoine Bussy em 1831.
Reconhecido como o oitavo elemento em abundância na natureza, o magnésio constitui 2,5% da composição da crosta terrestre, sendo um dos mais abundantes entre os elementos do grupo de metais alcalinos, bem como o nono elemento mais abundante em todo o universo. É ainda o 11o elemento mais abundante no corpo humano, considerando-se sua massa.
O nome magnésio é originário do grego "magnesia", alusão ao nome de um distrito da região da Tessália, sendo seu nome relacionado com "magnetita" e "manganês", elementos descobertos pela primeira vez na mesma área.
Seu peso específico é de 1,738 g/cm³, com um ponto de fusão localizado em