Físico quimica espetros
O objetivo seria então, passar a luz branca através de um prisma, de forma a que este a decompusesse nas várias cores que a constituem. Pude reparar que as cores que a constituíam eram as seguintes: Vermelho, Alaranjado, Amarelo, Verde, Azul, Anil, Violeta ; a radiação mais desviada, foi a radiação de cor violeta.
O prisma divide a luz branca, nas suas cores constituintes, pois: Vpropagação no vidro (p.ex) < Vpropagação no ar
Após as observações do espetro da luz branca, passámos então para outro tema também relativo á luz branca: A refração e a reflexão. O professora explicou então a todos os grupos em que consistia a refração e a refleção, e eu cheguei a esta conclusão:
Toda a radiação que não “penetra” o prisma, e é mandada de volta para trás, estamos na presença de uma reflexão.
Quando a radiação consegue atravessar o prisma, estamos na presença de uma refração. Mas as coisas não são assim tão simples, e nada melhor que imagem para explicar:
Introdução
Os átomos de um dado elemento químico, quando excitados, emitem radiações com frequências determinadas quando voltam ao estado fundamental, originando um espectro de emissão de riscas, que é característico desse elemento químico. Esse espectro é sempre o mesmo, quer o elemento esteja isolado quer esteja combinado com outros elementosem diferentes compostos químicos.
O espectro de emissão de riscas de cada elemento pode ser comparado com o espectro que se obtém quando a luz branca atravessa uma amostra vaporizada desse elemento, em que se obtém um espectro de absorção de riscas que será como o "negativo" do primeiro.
Algumas das técnicas para a obtenção dos espectros de emissão dos elementos requerem que os átomos da amostra em estudo sejam previamente excitados e isto pode ser feito por:
-