Coiso
Curso Técnico de Electrónica Automação e Comando – EL19
Luz e Fontes de Luz
Nome: Tiago Ramos, nº2297; Frederico Silva, nº2282
Disciplina: Física - Química
Docente: Carla Oliveira
Vila Nova de Famalicão
2012/2013
Índice
Introdução
Nós fizemos este trabalho no âmbito da disciplina de Física e Química com a intenção de absorver toda a matéria para o teste.
1- Natureza da luz
1.1. Evolução histórica dos conhecimentos sobre a luz
Quando os raios de luz atravessam a matéria de maneira ordenada, temos os meios transparentes, como por exemplo, o vidro polido, o ar atmosférico, o papel celofane, etc. Através deles os corpos podem ser vistos com nitidez
Quando a luz se propaga de maneira desordenada através de um meio, temos um meio translúcido. Um objeto observado através de um meio translúcido é visto sem nitidez, como se pode observar com o vidro fosco, o papel vegetal, e certos tipos de plásticos.
Quando a matéria impede a propagação da luz em seu interior, os objetos não podem ser vistos através dela; temos então um meio opaco.
Como consequência da interação da luz com a matéria ocorrem os fenómenos ópticos: reflexão regular, reflexão difusa ou difusão, absorção da luz e a refração.
A reflexão regular da luz ocorre quando um feixe de luz que incide numa superfície é refletido de maneira ordenada para a mesma direção de onde veio. Este é o fenómeno que ocorre em espelhos planos ou curvos. A superfície do um lago, na qual se pode ver o reflexo da paisagem ao redor também atua como um espelho.
A reflexão difusa ocorre quando a luz proveniente de uma fonte qualquer incide em um corpo, que a reflete em todas as direções, fazendo com que volte para o meio de origem. As superfícies rugosas de uma folha de papel, dos tecidos, da madeira, constituem exemplos de corpos que difundem a luz.
A absorção da luz ocorre quando a luz incidente sobre um corpo, ao invés de ser