Espetros e espetroscopia
F. Química
2012/2013
Espetros e Espetroscopia
Trabalho realizado por:
Bernardo Moniz nº4
Leandro Cordeiro nº 6
Índice
Introdução 3 1-Espectroscopias 4 1.2- Métodos da Espetroscópicos 5 1.3- Processos de medição 5 1.4- Interação da radiação com a matéria 6 2-Espetros 7 2.1- Descoberta do Infravermelho 9 Conclusão 10 Bibliografia 11
Introdução
Espectroscopia de uma maneira geral, consiste no estudo da radiação electromagnética emitida ou absorvida por um corpo. Esta técnica empregada na Química, Física, engenharias, astronomia, e várias outras áreas. Como por exemplo, em astronomia, ela permite saber informações sobre a constituição química das estrelas e a evolução das reacções. Na Física e na Química, a espectroscopia fornece-nos informações sobre as propriedades nucleares, atómicas e moleculares da matéria.
1- Espectroscopias
Em Química e Física, o termo espectroscopia é a designação para toda técnica de levantamento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra. O resultado gráfico de uma técnica espectroscópica é chamado de espectro. A sua impressão gráfica pode ser chamada espectrograma ou simplesmente por espectro.
Originalmente o termo espectropia designava o estudo da interação entre a radiação e a matéria como uma função do comprimento de onda (λ). De fato, historicamente, espectroscopia referia-se ao uso de luz visível dispersa de acordo com seu comprimento de onda, como por exemplo um prisma.
Posteriormente o conceito foi expandido para compreender qualquer medida de uma grandeza como função tanto de comprimento de onda ou frequência. Assim, este termo também pode se referir a uma resposta a um campo alternado ou frequência variável (ν). Uma posterior extensão do escoppo da definição adicionou energia (E) como uma variável, dada quando obtido o relacionamento muito próximo expresso por E = hν (h é a