Analise Elementar por Via Seca
(Ensaios de Chama)
Fisíco Química A
Índice :
Introdução/objetivos 3
Materiais e reagentes/Perigos , cuidados e regras. 4
Procedimento 5,6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
Tal como as cores das estrelas, o fogo-de-artifício possui a mesma origem: é proveniente de átomos excitados. As cores observadas durante um espetáculo de fogo-de-artifício, devem-se aos espectros de emissão de riscas que são característicos de cada elemento.
O teste de chama é uma técnica de análise elementar (qualitativa) que recorre ao aquecimento de um pequena porção de amostra sólida a analisar.
Esta é uma técnica muito utilizada para identificar um número reduzido de elementos metálicos que constituem os catiões positivos de diversos sais que, como se sabe, são compostos iónicos.
Pergunta: Como se obtêm as cores do fogo de artifício?
Este fenómeno, a luminescência, pode ser explicado da seguinte forma:
1) Um átomo, de um elemento químico qualquer, possui eletrões em níveis de energia. Ao receber energia, estes eletrões são excitados, ou seja, são promovidos a níveis de energia mais elevados. A quantidade de energia absorvida por um eletrão é quantizada, ou melhor, é sempre em quantidades precisas, não podendo ser acumulada.
2) Entretanto, o estado fundamental é mais estável que o excitado, por isso, imediatamente este eletrão retorna para a órbita anterior. Mas, para isso, ele precisa perder a energia que ganhou; e ele faz