Física
1º experimento: A relação entre o objeto, a lente convergente e sua imagem
Aluno: Francisco Sousa Moura
Curso: Licenciatura em Física
Matrícula: 08200037/N36
Turma: 7º período
SOBRAL-CE
SETEMBRO DE 2013
Objetivos Gerais
Reconhecer os tipos de imagens formadas pelas lentes esféricas convergente e sua dependência da posição do objeto em relação a lente. Reconhecer o aumento linear transversal (A) como a razão .
Introdução
Dentre os componentes de sistemas ópticos mais úteis, devemos citar as lentes. Se você tiver oportunidade de olhar detalhadamente a estrutura de uma máquina fotográfica moderna ou uma lente zoom ou ainda um telescópio, você entenderá rapidamente a relevância das lentes esféricas. Estes instrumentos úteis são construídos utilizando lentes esféricas. Os óculos são constituídos de duas lentes esféricas.
A utilidade de uma lente é que com elas podemos aumentar (ou reduzir) o tamanho de um objeto. E esse aumento pode chegar a milhares de vezes. Esse é o caso dos microscópios e telescópios. As lentes de uso mais amplo são aquelas constituídas de vidro ou de acrílico (óculos, por exemplo).
Através dos conhecimentos da óptica, pode-se determinar e explicar o caminho dos raios luminosos nos meios transparentes. Essas leis são à base do conhecimento para construção de instrumentos ópticos, como lentes de óculos, microscópios, lunetas, etc. Nestes instrumentos a luz é levada a percorrer um caminho bem-determinado. Os instrumentos ópticos são constituídos por lentes esféricas e elas têm a propriedade de produzir imagens ampliadas ou reduzidas de objetos externos.
As lentes podem ser classificadas basicamente de duas maneiras. Uma lente que faz com que os raios luminosos inicialmente paralelos ao eixo central se