Física
1º) Colocando um ímã em contato com limalhas de ferro, nota-se que elas aderem ao ímã somente nas estremidades dele.
Essas extremidades são denominadas pólos.
2º) Suspendendo-se um ímã pelo centro de gravidade, ele orienta-se aproximadamente na direção norte-sul geográfica o local. NG= norte geográfico da Terra
SG= sul geográfico da Terra
A parte do ímã que se volta para o pólo norte geográfico é denominado pólo norte (N); a parte que se volta para o sul geográfico é chamado pólo sul (S).
3º) Colocando-se dois ímãs um próximo do outro, surgem forças de atração ou de repulsão conforme as posições desses ímãs no espaço. Pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem.
Classificação das substâncias magnéticas
As substâncias magnéticas dividem-se em três grupos. 1ª - Substâncias paramagnéticas Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade magnética positiva e constante.
Sendo concluímos que:
a) positiva significa que tem o mesmo sentido que , isto é, uma substância paramagnética sofre indução do 1ocaso.
b) sendo constante, concluímos que é diretamente proporcional a ; quanto mais forte for o campo indutor, maior será a imantaçao .
Exemplos importantes de substâncias diamagnéticas são: alumen ferroso-amoniacal, alumínio, chumbo, cloreto cúprico, cloreto férrico, oxigênio, etc.. 2ª - Substâncias diamagnéticas Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade magnética negativa e constante.
Sendo concluímos que :
a) negativa significa que tem sentido oposto ao de , isto é, uma substância diamagnética sofre indução, do 2o caso.
b) sendo constante, concluímos que é diretamente proporcional a ; quanto mais forte for o campo indutor, maior será a imantação .
Exemplos importantes de substâncias diamagnéticas são: a grafite, o bismuto, o cobre, prata, zinco, mercúrio, nitrogênio, etc.. 3ª - Substâncias ferromagnéticas