Física
Este tutorial usa MultiSpec, programa desenvolvido pela Universidade de Purdue, tendo como autores David Landgrebe e Larry Biehl, professores na Escola de Engenharia da Computação e Agronomia.
O software MultiSpec em versões para Windows e Macintosh, além de documentação podem ser encontrados no Site: http://dynamo.ecn.purdue.edu/~biehl/MultiSpec/. Este tutorial foi escrito usando MultiSpec para Windows.
1) Preparar a imagem:
Abra a imagem “ETM29April2003.tif”. Apesar de serem visualizadas somente 3 bandas na composição RGB, todas as seis bandas serão usadas para a classificação.
Etapas para se fazer a classificação não supervisionada:
A interface para a classificação não supervisionada é encontrada em Processor > Cluster. Este comando abre a janela “Set Cluster Specifications”:
Clique no botão à esquerda de “Image Área” para especificar que a imagem inteira será usada para definir os “Clusters”. O número na caixa à direita de “Classification threshold”, poderia ser alterado para “100”, para especificar que todos os pixels da imagem serão agrupados na classificação.
Em seguida, abaixo da seção “Write Cluster Repórter/Map To”, selecione os seguintes dados:
- Text Windows (ele escreve a imagem de saída no textwindow, usando texto)
- Cluster mask file ( cria uma imagem que pode ser copiada para outro programa que leia a imagem).
- Image window overlay (cria uma camada da imagem sobreposta à imagem original).
Finalmente, clique no botão “ISODATA”, na seção “Algorithm” da janela. (este algoritmo ISODATA é iterativo, reclassificando os pixels de acordo com a nova amostra após cada iteração. Já o Single Pass realiza a classificação apenas uma vez, de acordo com as distâncias entre as médias de cada classe). Então nova janela se abrirá para especificar as condições do cluster.
Nesta nova janela, clique no botão “Along first