Física e energia
As forças que atuam num sistema, modificando-lhe a configuração, dizem-se conservativas quando, regressando o sistema à configuração inicial, readquire também a energia cinética inicial. Isto significa que as forças conservativas conservaram a capacidade que o sistema tinha de realizar trabalho, e daí o seu nome.
Uma força é conservativa se o trabalho total que ela realiza sobre uma partícula é nulo quando a partícula se move através de uma trajetória fechada qualquer, retornando à sua posição inicial.
Fg realiza de A a B, um trabalho resistente, que se traduz num aumento de energia potencial do sistema. Segue-se, depois, um trabalho motor, de B para A, que se traduz na restituição à forma cinética do incremento de energia potencial que tinha sido armazenada.
Forças conservativas e não conservativas Energia Cinética Energia Potencial gravitacional e elástica Energia Mecânica
Disciplina: Física Energia Profa. Valéria Mattar Vilas Boas
Forças não conservativas
As forças que atuam num sistema dizem-se não conservativas ou dissipativas quando, ao deixarem de realizar trabalho, o sistema ou não regressa à configuração inicial ou regressa a ela com energia cinética diferente da que tinha no princípio.
Isto quer dizer que as forças não conservativas não conservaram a capacidade que o sistema tinha de realizar trabalho.
A força de atrito, realiza sempre trabalho resistente não traduzido em aumento de energia potencial.
Energia Cinética
1 Ec = mv 2 2
Exemplo
Durante o inverno você participa de uma corrida de trenós que cruza um lago gelado. Para iniciar o movimento, você puxa o trenó (massa total de 80 kg) com uma força de 180 N a um ângulo de 20º em relação à horizontal. Determine: (a) O trabalho realizado por você e (b) a velocidade final do trenó após se mover de uma distância de 5 m, admitindo que ele parte do repouso e que não haja atrito.
Teorema Trabalho x Energia Cinética Ciné A variação da energia cinética de uma