O principe nicolau maquiavel
A história da humanidade foi marcada por obras e idéias marcantes e de grande impacto, especialmente após a decadência do feudalismo na Europa, entre os séculos XIII E XV,período esse de uma grande efervescência cultura e política, onde Nicolau Maquiavel, um pensador,escritor,diplomata e político de origem relativamente modesta,nascido em Florença na Itália escreveu “O PRINCIPE” . Obra esta citada e lembrada até os dias atuais pela frieza de suas analises, mas polemica de suas idéias.
Essa obra foi escrita de 1513 a 1516, porem só foi publicado em 1532 após a sua morte. Apesar de amplamente criticado pelas suas idéias, em função de pregar o autoritarismo como forma de governo ideal não pode esquecer o contexto em que esse autor desenvolveu suas idéias.
Basicamente “O Príncipe” se constitui em um apanhado de conselhos dedicados a Lourenço de Medicis, de como se deve governar um povo de forma autoritária, colocando sempre em primeiro lugar o interesse do Estado. Essa obra ao contrario que possa parecer não originou ou incentivou a criação de estado absolutista, forte e centralizado, apenas, e tão somente, deu fundamentação teórica a instituição deste. Uma Idéia que encontrou boa repercussão no meio político em uma sociedade que vinha sofrendo com a fragmentação do poder, que caracteriza a idade média, encontrando respaldo na classe burguesa emergente na época.
Porem outros autores renascentistas, também descontentes com a estrutura social da idade média passaram a questionar o modelo de governo defendido por Maquiavel em sua obra “O Príncipe”.
O autor defende abertamente a organização do estado em Republica ou principados, desde que sejam amplamente centralizados, fortes autoritários, pois dessa forma, dificilmente poderão ser derrubados, conservando uma organização política mais duradoura, o que seria beneficio para o Estado.Para tornar o Estado forte, centralizado e absoluto, Maquiavel sugere, por