Energia na fisica
Introdução 3
Trabalho e Energia na Física 3
Trabalho Motor 4
Energia Cinética 4
Teorema da energia cinética 4
Demonstração da energia cinética 4
Energia Potencial 4
Energia Potencial Gravitacional (EPG) 5
Energia Potencial Elástica (EPE) 5
Energia Mecânica 5
Conservação da energia mecânica 5
Principio da Conservação da Energia 6
Referencia 7
Introdução
A energia existe sob várias formas-mecânica, elétrica, térmica, química e luminosa – podendo ser convertida de uma delas à outra. Entretanto, sempre que ocorre uma diminuição de energia sob dada forma, haverá o aparecimento dessa mesma quantidade de energia em outras formas, de modo que a energia total do universo, ou de qualquer sistema isolado seja conservada. Esse é o principio de conservação de energia.
A transformação de um tipo de energia em outro e a eficiência da conservação de energia em trabalho e vice-versa são questões de fundamental importância por ocorrerem em qualquer processo físico, químico e biológico.
A lei da conservação de energia afirma que “a energia total do sistema é constante. A energia pode ser convertida de uma forma em outra, pode ser transmitida de uma para outra região, mas não se pode criá-la ou destruí-la”.
Trabalho e Energia na Física
Em física, trabalho, que é representado pela letra W, serve para medir a energia necessária para a aplicação de uma força, durante um determinado tempo de deslocamento. O trabalho é calculado através de uma fórmula, que é a multiplicação da força, pelo deslocamento.
O trabalho pode ser um número positivo ou negativo, uma vez que, para o trabalho ser positivo a força tem que atuar no sentido do deslocamento, e para ser negativa, a força tem que ser exercida no sentido oposto.
O trabalho em física pode ser dividido em nulo, que é quando o trabalho é igual a zero, em trabalho motor, que é quando o deslocamento e a força estão no mesmo sentido, e o trabalho resistente, que é o oposto do motor. Em física, a