Física-energia
A energia conserva-se num sistema isolado.
Quer isto dizer que se, inicialmente, calcularmos o valor total da energia, e depois alguma alteração ou transformação ocorrer no sistema, quando calcularmos outra vez o valor total da energia, este valor será o mesmo que o inicial.
Caso contrário, existiu troca de energia e o sistema não é isolado.
Tal como, num jogo de xadrez, o bispo num quadrado preto, após algumas jogadas, quaisquer que sejam, permanece num quadrado preto. Tal como, a quantidade de água numa garrafa fechada, permanece constante, caso contrário significa que tem um furo.
Em linguagem matemática, o que foi dito acima pode ser traduzido numa equação que representa a igualdade entre a soma das energias iniciais com a soma das energias finais. As trocas de energia com o exterior podem ser representadas pela adição ou subtracção do valor correspondente ao ganho ou perda de energia, respectivamente. O calor entre dois corpos é um exemplo de um valor que representa uma troca de energia (neste caso de energia térmica).A História do Princípio de Conservação de EnergiaFilósofos da Antiguidade, desde Thales de Mileto, já tinham suspeitas a respeito da conservação de alguma medida fundamental. Porém, não existe nenhuma razão particular para relacionar isso com o que conhecemos hoje como "massa-energia". A saber Thales pensou que a substância era a água.
Em 1638, Galileu publicou sua análise de diversas situações -incluindo a célebre análise do "pêndulo-ininterrúpto" - que pode ser descrita, em linguagem moderna, como a conversão