Fisica - Energia
A energia é um conceito de vasta aplicação em física. É uma grandeza física que tradicionalmente se define como a capacidadede corpos e sistemas para realizar um trabalho.
A energia pode adotar diversas formas, podendo transformar-se de uma noutra forma (conversão de energia), embora não secrie nem se destrua (princípio da conservação da energia). Por exemplo, quando uma maçã cai, perde energia potencialgravítica, ganhando a mesma quantidade de energia cinética.
Algumas das unidades mais utilizadas são o Joule (J) (unidade do Sistema Internacional), o eletrão-volt (ev), o quilowatt-hora(kWh) e a caloria (cal).
A energia é classificada em duas formas fundamentais: energia potencial, que é a energia armazenada num corpo ou numsistema em consequência da sua posição, forma ou estado (esta forma de energia inclui energia potencial gravítica, energiaelétrica, energia nuclear e energia química) e energia cinética que é a energia do movimento, e é usualmente definida comotrabalho que será realizado sobre um corpo que possui energia, quando ele é levado ao repouso.
O calor é outra forma de energia, que se deve à energia cinética associada aos átomos e moléculas de uma substância.
Os primeiros a definir a noção de energia foram o físico inglês James Prescott Joule (1818-1889) e o físico francês NicolasLeonard Sadi Carnot (1796-1832) em relação à conversão do calor em energia mecânica, e vice-versa. Até meados do séculoXIX, o físico e matemático britânico William Thomson (1824-1904) e o físico alemão Rudolf Julius Clausius (1822-1888)provaram a diminuição da capacidade de realização de um trabalho por parte de um sistema isolado (degradação de energia).A formulação da teoria dos quanta de energia, descoberta pelo físico alemão Max Planck (1858-1947) em 1900, para além deconsiderar que a energia possui uma natureza corpuscular e descontínua, permitiu abrir o caminho para a explicação deefeitos tais como o fotoelétrico e possibilitar o nascimento da