ENERGIAS FISICAS
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Atrito cinético ou dinâmico 3
1.1.1 Atrito estático 4
1.1.2 Reação normal e força de atrito 4
1.1.3 Atrito estático 5
1.1.4 Atrito cinético 5
1.1.5 Energia gravitacional 6
1.1.6 Energia potencial gravitacional e elástica 7
1.1.7 Energia cinética 8
2 Justificativa 10
3 Problema 11
4 Hipóteses 12
5 Objetivo 13
6 Metodologia 14
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
8 ANEXOS 16
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por tema tratar representações deforças de colisão (choque mecânico), onde criada uma pista de dimensões de 0,50 m por 0,50 m, serão acoplados os dispostos de lançamentossendo um na vertical e outro na horizontal com o objetivo de fazer lançamentos de discos, com a finalidade de ocorrer um choqueentre os discos após os lançamentos.
Para lançamento dos discos, foi desenvolvido um dispositivo para compressão de uma mola no modo manual, até o travamento de uma arruela de aço por um pino também de aço, esse pino irá ficar preso por um eixo de solenoide, pela qual será alimentada eletricamente por duas baterias de 12 vdc, para ignição do sistema elétrico, já para o segundo dispositivo foi criada somente uma trava para manter o disco preso, já que seu lançamento será pela força gravitacional.
Como resultado, espera-se facilitar a inserção dos alunos em atividades comuns à prática acadêmica, tais como: planejamento, pesquisa, execução e gerenciamento de projetos.
Para a fundamentação teórica desta pesquisa foi necessário o levantamento de autores que discutam o movimento das Energias, a saber:
1.1 ATRITO CINÉTICO OU DINÂMICO
Para Ramalho (2007), o atrito é denominado dinâmico quando há movimento relativo entre os corpos em contato. Quando não há movimento, o atrito e denominado estático.
Quando há movimento, a intensidade da força de atrito, dentro de uma boa aproximação, é proporcional a intensidade da força normal Fn(1):
Onde:
Fat = µd .Fn