Física mecãnica
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA CIVIL
CONSTRUÇÃO DE UM FOGUETE PROPULSADO A ÁGUA E AR COMPRIMIDO
Bruna Paiva
Fabrício Lobo
Karen Brandão
Polyana Pires
Salvador, Bahia, Brasil
2012
CONSTRUÇÃO DE UM FOGUETE PROPULSADO A ÁGUA E AR COMPRIMIDO
por
Bruna Paiva
Fabrício Lobo
Karen Brandão
Polyana Pires
Relatório referente a prática do curso de Engenharia Civil, disciplina Física-Mecânica, turma NR05, 2º semestre, professor Paulo Lobo.
Salvador, Bahia, Brasil
2012
➢ Índice:
1 - INTRODUÇÃO
2 – COMO FUNCIONA O FOGUETE
3 -
4 -
5 –
6 – Conclusão
7– Referências Bibliográficas
1 – INTRODUÇÃO
O primeiro foguete de combustível líquido foi testado pelo americano Robert Goddard, em março de 1926, esse foguete tinha uma altura média de 12 metros. Em 1942 foi lançado o primeiro foguete que tinha capacidade de sair da atmosfera. Esse foguete foi projetado para servir de arma na Segunda Guerra Mundial. E hoje, nós, brincamos de fazer foguetes. Vamos apresentar um projeto de um foguete propulsado a água e ar comprimido.
2 – como funciona o foguete
Todo foguete funciona de acordo com a terceira Lei de Newton; ‘A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos’. De acordo com a primeira e segunda lei de Newton, quanto menor a massa do foguete maior será a aceleração que ele poderá alcançar, porém quanto mais combustível, no nosso caso água, maior também a aceleração atingida pelo foguete. Diante dessa afirmação um pouco que contraditória, foram feitos vários cálculos e foi encontrada uma quantidade de água ideal