Fisica mecanica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA
DETERMINAÇÃO DO CERFICIENTE DE ATRITO ESTÁTICO (μe) EM PLANOS INCLINADOS
Lajeado
Junho de 2011
DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO ESTÁTICO EM PLANOS INCLINADOS
Trabalho Discente Efetivo apresentado à disciplina de Física – Mecânica como parte integrante da avaliação da disciplina e como requisito parcial à aprovação na mesma.
PROFESSOR:
Lajeado
Junho de 2011
RESUMO
Neste trabalho é apresentado um método prático que permite a determinação do coeficiente de atrito estático entre dois corpos num plano inclinado. Este método pode ser amplamente utilizado nas diversas áreas da mecânica.
ACRESENTAR MAIS RESUMO
Palavras-chave: Coeficiente de atrito, Física Mecânica.
1. Introdução
Nos dias atuais de mercado, as grandes empresas estão tentando fazer do processo de desenvolvimento de produtos um diferencial competitivo, principalmente no ambiente industrial. Para isto, se faz necessário uma estrutura capaz de acelerar a velocidade do desenvolvimento dos produtos que tenha alto teor tecnológico; custos baixos e uma gestão para os conhecimentos gerados durante este processo, na qual passa a ser um insumo fundamental na entrada de novos projetos. A necessidade de acelerar o desenvolvimento para antecipar o lançamento e com isto gerar um maior retorno dos investimentos e um possível aumento na vida comercial do produto, refletindo diretamente no fluxo de caixa da empresa, tem proporcionado vários problemas devido às inconsistências de projeto e da transferência das novas tecnologias para o sistema produtivo. Isto normalmente resulta em impacto negativo na produtividade e no nível de reclamações de clientes. Para isto, é necessário estabelecer um sistema de informação que documente as informações relevantes