Física Mecânica
A FÍSICA MECÂNICA DE GALILLEO À EINSTEIN
Trabalho apresentando ao professor Paulo César (MSC) com objetivo de obtenção de grau na disciplina Física I.
Alunos:
Fabricio Carneiro Sardinha
Lucas Carvalho do Nascimento
Marcelino Manoel da Silva Neto
Matheus Domingues
São Gonçalo, 24/04/2014
Sumário
1. Cronologia
2. Introdução
Nesse trabalho vamos apresentar a física mecânica de Galileu que começa no ano de 1589 explicando a queda livre dos corpos até a de Albert Einstein com sua teoria da relatividade, visando mostrar e explicar a ou as contribuições que cada um desses cientistas deu para a física mecânica atual, mostraremos também brevemente algumas das descobertas ou contribuições que esses grandes cientistas fizeram para os outros ramos da ciência atual.
Já que falaremos de física mecânica, o que é exatamente física mecânica? A Mecânica é de grande importância, essa é a parte que dá início ao estudo da física. O seu estudo possibilita o compreendi mento dos movimentos, as causas dos movimentos, a interação dos corpos, possibilita ainda entender conceitos como o de pressão, trabalho de uma força, o movimento de corpos celestes, etc.
3. Galileu Galilei Foi um Grande Físico, Matemático e Astrônomo além de um dos maiores cientistas da história e é considerado por muitos o pai da ciência moderna. Ele nasceu em Pisa (Itália) em 15 de Fevereiro de 1564 e veio a falecer em 8 de Janeiro de 1642 (com 77 anos ).
3.1. Contribuições para a Física Mecânica
Movimento Uniforme
Galileu teceu importantes considerações sobre o movimento uniforme. Ele percebeu que é impossível decidir sobre quem está em movimento, no caso de dois objetos isolados dos demais, com movimentos uniformes. Pode-se tão somente dizer que um está em movimento em relação ao outro. Esta idéia foi também apresentada por Giordano Bruno. Além disso, ele percebeu que os movimentos uniformes são equivalentes. Com base nessas observações