frances
- Nasceu em 1942 no Peru.
- Viveu no Chile entre 1945 e 1975, na Venezuela até 1988, e depois na Califórnia.
- Em 1982, o seu primeiro romance, A casa dos espíritos, em que converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana. Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais.
- A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas.
Resumo: - É um romance que retrata a saga da família Trueba, no Chile, ao longo do século XX. - É constituído por catorze capítulos. - A história é narrada por várias personagens: Esteban Trueba, a sua mulher, Clara, e a neta do casal, Alba (filha de Blanca e Pedro Tercero) em que Blanca é a filha de Esteban e clara.
Na época colonial os trabalhadores não tinham direitos, eram analfabetos, trabalhavam em troca de comida, etc. Nestes tempos as raparigas mais jovens eram violadas pelos patrões, como Pancha Garcia, que com apenas 15 anos foi vitima de violação por parte do seu patrão, Esteban Trueba que engravidou-a, mas Esteban não se importou e deu-lhe dinheiro para se desenrascar sozinha.
Esteban Trueba um jovem decidido e ambicioso, pretende fazer fortuna, trabalhando numa mina, com o objetivo de casar com Rosa. No entanto, esta morre repentinamente, tal como a sua irmã, Clara, tinha premunido. O jovem, amargurado, deixa a mina e instala-se numa fazenda abandonada (Las três Marias), tornando-se poderoso e arrogante.
O tempo dos espíritos: Clara, mulher de Esteban Trueba, previa os terramotos, comunicava e via espíritos. Era uma rapariga inocente e muito meiga, tinha uma grande amizade com a irmã do sei marido, Férula, quando esta faleceu Clara viu-lhe o espírito e disse ao seu irmão (Esteban) que ela estava morta. Clara também previa os terramotos e soube da morte dos seus pais através dos espíritos.
Como a mãe de Esteban Trueba antes de morrer disse que queria ter netos, e Esteban queria realizar o sonho da mãe, então decide construir uma família. Como os pais da Clara