Mecânica em Física
Caroline Fugyama
Felipe Alencar
MECÂNICA EM FÍSICA
Mogi das Cruzes
2014
CENTRO EDUCACIONAL SESI 413
Caroline Fugyama 06
Felipe Alencar10
MECÂNICA EM FÍSICA
Trabalho referente a disciplina de Física do 2º ano do Ensino Médio do CE SESI 413, orientado pelo professor Luciano.
Mogi das Cruzes
2014
Sumário
1 Introdução
Este trabalho, introduzido na disciplina de Física, irá apresentar diversas subdivisões e as Leis da Mecânica, que é dividida em três áreas: cinemática, dinâmica e estática.
A mecânica é a parte da Física que estuda o estado de movimento dos corpos.
2 Gravitação Universal
2.1 Introdução
Logo o homem pode observar o céu já houve estudos sobre o que poderia estar acontecendo ali. Os primeiros estudos científicos do universo, foi feito por filósofos da Grécia Antiga, são daí as primeiras descrições dos sistemas planetários. Ptolomeu (100 – 170) propõe em sua famosa obra Almagesto, um sistema planetário geocêntrico.
O astrólogo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), em sua obra Sobre a revolução dos corpos celestes, publicada um ano após sua morte descreve um sistema que tem o Sol como o centro, dito heliocêntrico.
Coube ao discípulo de Tycho Brahe (1546-1601) Johannes Kepler (1571-1630) que era contemporâneo de Galileu Galilei (1564-1642) descrever com bastante precisão os movimentos dos corpos celestes.
2.2 Leis de Kepler
Johannes Kepler foi aluno e assistente de Tycho Brahe e, combatendo a ideia de Copérnico de que as órbitas planetárias eram circulares, conseguiu determinar não somente a forma exata das órbitas planetárias, mas também as outras leis que governam os movimentos dos planetas.
2.2.1 1º Lei de Kepler ou Lei das Órbitas
Todos os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, giram em torno do Sol em órbitas elípticas, sendo que o Sol ocupa um dos focos da elipse.