física experimental 5
Itajubá
02/11/13
OBJETIVO (S)
De acordo com o Princípio da Conservação da Energia Mecânica, objetiva-se nesse experimento medir a presente conservação de energia mecânica, observar as transformações de energia em um sistema oscilante com as medidas primárias de deslocamento em 2D e seu tempo. E então efetuar o calculo das medidas secundárias de velocidade em 2D, lembrando que haverá automação e digitalização na apresentação dos dados. Para que se possa construir e analisar os gráficos de grandezas cinemáticas e de energia mecânica.
RESUMO
O experimento consistiu na confirmação do principio de conservação da energia mecânica com a trajetória feita pelo objeto teste nas medidas primárias de deslocamento e tempo e com o calculo feito para as medidas secundárias de velocidade. Considerando as oscilações de valores presentes devido a variação da energia potencial e energia cinética no sistema.
INTRODUÇÃO
Quando se fala em conservação de energia em um sistema, sem que se mostre empiricamente o que acontece na realidade laboratorial, é normal que haja confusão na construção da imagem do que é dito. Por isso, o experimento é necessário para mostrar a existência de outros tipos de energia, derivadas da energia potencial e cinética, que podem ser facilmente construídas na mente.
A conservação de Energia Mecânica ocorre quando em um sistema mecânico, por exemplo, a somatória das energias cinética e potencial no mesmo sistema, tenham o mesmo valor da energia mecânica nele. Ou seja, o sistema será conservativo se nenhuma das energias se dissipar em outros tipos de energia ou por força de atrito.
Sabe-se que a Energia Mecânica de um sistema isolado é a soma de sua energia potencial e cinética, mesmo que a primeira seja constante, as energias derivadas podem conter variações contanto que não altere o seu valor