Prática 5 - Fisica Experimental
Utilizando-se micrômetro foram medidas as flexões de cinco barras de diferentes diâmetros, com uma massa de (1000,00±0,2)g e distância L=(50,0±0,1)cm entre os pontos de apoio, além de, utilizando somente a barra 3, a medição das flexões em função da variação da distância entre os pinos em 10cm entre 30cm e 70cm, e da variação das massas suportadas. Para o último, foram utilizadas massas de (503,2±0,2)g, (701,4±0,2)g, (802,0±0,2)g, (901,2±0,2)g, (1099,2±0,2)g. Com os dados obtidos através do experimento foram construídos três gráficos em papel di-log: flexão em função dos diâmetros (I), flexão em função da variação da distância entre os pinos de apoio (II) e flexão em função da variação da massa suportada (III). A determinação das retas foi realizada através do método visual, calculando-se os coeficientes angulares dos gráficos. Tais coeficientes correspondem às potências (k), (n) e (j) da seguinte função empírica: h=(1/12π)(r^k)(L^n)(F^j)(E^p) sendo h=flexão, r=raio da barra, L=comprimento (entre os pinos), F=força peso e E=módulo de Young, com suas respectivas constantes. Foram descobertos k=-4, n=3 e j=1. Através de análise dimensional foi encontrado p= -1. Aplicando log, foi descoberto o valor de E=(2±0,50x10^11) kN/m^2. Portanto o material descoberto foi o aço.
Objetivo
Construir gráficos em papel di-log e através dos coeficientes angulares das retas, determinadas pelo método visual, tirar informações que irão possibilitar a obtenção através do método cientifico da equação de deformação elástica de uma barra de seção transversal circular. Além de identificar o tipo do material da barra utilizada, por meio da comparação do módulo de Young.
Fundamentos Teóricos A Lei de Hooke é uma lei física que descreve a elasticidade dos corpos, onde através dela podemos calcular o quanto esse corpo deformou de acordo com a força aplicada sobre o mesmo. Quando retirada essa força, se o corpo recuperar as dimensões originais, dizemos que ele teve um