Reltório 5 física 3 experimental
FORÇA MAGNÉTICA
Laboratório de Física 3 Experimental – Turma G
Túlio Maia de Santana – 10/0021441
Ciro Fraga Alegretti – 10/0009301
Pedro Henrique Braga Sobral – 10/0038191
Período 2014/2
Departamento de Física
Universidade de Brasília
Resumo O objetivo deste experimento é verificar quais grandezas influem na força magnética através da analise da força de iteração entre um campo magnético e um segmento de fio conduzindo corrente elétrica constante no tempo.
1
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Figura 1: Aplicação da regra da mão direita. (Figura retirada da www: ).
Para a medição experimental do campo magnético podemos utilizar o teslâmetro com sonda Hall, que tem seu funcionamento baseado no efeito Hall.
Definimos o campo magnético como um campo que é produzido pelo movimento de cargas elétricas ou por um imã.
O campo magnético possui tanto uma direção quanto uma magnitude, portanto é um campo vetorial.
O efeito Hall é caracterizado pelo surgimento de um campo elétrico transversal em um condutor que é percorrido por uma corrente elétrica quando este se encontra imerso em um campo magnético. Chamamos de força magnética a força exercida pelo campo magnético sobre uma carga em movimento. Essa força é dada pela expressão matemática:
É possível perceber na Figura 2, onde um filme de material semicondutor é percorrido por uma corrente elétrica constante, que a distribuição de corrente sobre o mesmo é uniforme e que não existe diferença de potencial na saída.
, onde “V” é o vetor velocidade da carga, “B” é o vetor do campo magnético e “q” o valor da carga. A unidade de B no SI é dado em Testa(T).
Tendo que F depende do produto vetorial de outros dois vetores, podemos utilizar a regra da mão direita para encontrar sua direção e seu sentido.
Figura 2: Filme de um material semicondutor percorrido por uma corrente elétrica constante. (Figura retirada da www:
).
Porém, na presença de um campo magnético