fé e razão
EMIEP- ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
FÉ E RAZÃO
BARRA DO BUGRES- MT
2014
ESCOLA ESTADUAL ALFREDO JOSÉ DA SILVA
EMIEP- ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
FÉ E RAZÃO
Aluna: ------
Série:-------
Disciplina: Filosofia
Professora: -------
BARRA DO BUGRES- MT
2014
Introdução
Através da fé cremos que Deus haja no universo como um ser poderoso acima de todo e qualquer outro ser, alias que seja o criador do mundo e de tudo o que há nele; para a filosofia esta visão não é o suficiente há necessidade da comprovação de que Deus realmente existe. Desde os tempos antigos vemos e ouvimos a respeito do confronto entre a Fé cristã e a Filosofia Grego-romana, que já foram por um período associada uma a outra, porém ao termino do era medieval se separou, e hoje são controversas em muitos pontos. Neste trabalho apresentaremos de forma resumida a definição da fé e razão, um pouco de sua conciliação no passado e sua separação na Idade Contemporânea.
Fé e Razão
Definição
A palavra Fé vem do latim fides. O termo é empregado em muitas acepções que poderiam ser divididas em profanas e religiosas. No sentido profano, significa dar crédito na existência do fato, fazer bom juízo sobre alguém, expressar sinceridade no modo de agir etc. Quando o testemunho no qual se baseia a confiança absoluta é a revelação divina, fala-se de Fé no seu sentido religioso, sendo considerada nesse caso irracional.
Razão quer dizer "bem julgar". Tem relação com o raciocínio discursivo. É conhecimento natural enquanto oposto ao conhecimento revelado, objeto da fé.
Geralmente associamos esses termos ao período medieval, onde se iniciaram os confrontos entre os praticantes da religião cristã e seus “adversários” filósofos gregos e romanos, na tentativa de encontrar a verdade e impor seu ponto de vista.
“Para