Fé e razão
Um estudo feito a partir da Carta Encíclica “Fides et Ratio” de João Paulo II
RESUMO:
O presente trabalho é um estudo feito a partir da Carta Encíclica “Fides et Ratio”, de João Paulo II, que mostra a necessidade de fé e razão andarem em harmonia. O estudo foi feito a partir de uma pesquisa bibliográfica, e foi desenvolvido em tópicos, sendo primeiro uma análise e definição dos conceitos fé e razão; o segundo mostra a relação existente entre fé e razão; o terceiro comenta a ruptura de ambas; o ultimo aborda a necessidade de se resgatar a intrínseca relação de fé e razão. Enfim, este trabalho procura mostrar a importância desses dois elementos na busca do conhecimento e na compreensão da realidade.
PALAVRAS-CHAVE: Fé, Razão, Relação, Conhecimento, Crise.
ABSTRACT:
This article is a study made from the Enciclic Letter “Fides et Racio”, by Joáo Paulo II, which shows the necessity of faith and reaso be in harmony. The study was made with a bibliografic sarching and was developed in topics; the first one is a analysis and definition of the meanig of faith and reason; the second shows the existent relation between them; the third tells about the break between both; the last one coments the necessity of making come back the relationship that exists between faith na reason. So this article tries to show the importance of this two elementswhe people are looking for knowledge and comprehesion of reality.
Key-words: Faith, Reason, Relation, Knowledge, Crisis.
Nos primeiros momentos da história do pensamento, temos no Ocidente, o surgimento dos sentimentos religiosos naturais que, a partir da Grécia, apresenta uma vasta poesia mitológica: os deuses e as deusas - ficções ou mitos de um paraíso imaginário - governam os fenômenos ou manifestações da natureza. São os caminhos da crença mitológica. Mas logo dá o salto da poesia religiosa para a lógica do raciocínio, que segue os caminhos da razão.