Mecanica
Fluído hidráulico, também chamado de óleo hidráulico, são um grande grupo de fluídos usados como o meio de transmissão de energia em maquinário hidráulico, sendo qualquer equipamento ou dispositivos que possuam um sistema hidráulico de transmissão de energia e força.
Os fluídos hidráulicos incluem compostos sintéticos, óleo mineral, água e misturas baseadas em soluções e emulsões aquosas, sendo que independentemente de sua composição e propriedades em diversas temperaturas, sua característica mais importante é a baixa compressibilidade.
A principal tarefa de um óleo hidráulico na indústria é de movimentar equipamentos ou ferramentas em linhas de processos. Em geral são sistemas centralizados ou individuais que movem ou transportam produtos na fábrica. Os sistemas com óleo hidráulico muitas vezes são usados em casos de alta carga. A função do fluido hidráulico é a transmissão de força e a lubrificação das peças internas do sistema como por exemplo bombas de engrenagens ou cilindros.
A maior parte dos óleos hidráulicos é produzida com óleos minerais devido ao custo. Para atender as exigências, este produto tem de ser melhorados com uma variedade de aditivos, tais como: inibidores de corrosão, antioxidantes, detergentes, aditivos EP extreme pressure), antiespumantes, emulgadores, abaixador do ponto de solidificão ,etc.
Também é importante que o óleo hidráulico não ataque as vedações do sistema hidráulico.
Viscosidade do óleo hidráulico
A maioria é formulado com viscosidades de ISO VG 32, 46 ou 68.
Com o tempo de uso e a influência de umidade a viscosidade do óleo tende a aumentar devido à emulsificação de água no óleo. Com óleos semissintéticos ou sintéticos consegue-se uma economia considerável, devido a diminuição de trocas e paradas no processo produtivo.
Decisiva para a medição é a indicação da temperatura da medição, pois o resultado depende muito desta temperatura. (Óleos frios fluem com tenacidade, óleos quentes se tornam mais