Fármacos diuréticos
São agentes que aumentam a taxa do fluxo de urina, portanto, aumentam a taxa de excreção de sódio (natriurese) e de um ânion associado (cloreto).
Quais as conseqüências de um equilíbrio positivo e negativo de sódio?
Um equilíbrio positivo constante de sódio resultaria na sobrecarga de volume com edema pulmonar. Um equilíbrio negativo contínuo de sódio resultaria em depleção de volume e um colapso cardiovascular. Desequilíbrio nutricional contínuo entre a ingestão e a perda de sódio é incompatível com a vida
Fármacos Diuréticos
1-Classe: Inibidores da Anidrase Carbônica Medicamento: Acetazolamida (Diamox) Mecanismo de ação: é um medicamento diurético que reduz a formação de liquídos no organismo, baixando assim a pressão intra ocular. Uso terapêutico:ICC, Glaucoma de ângulo aberto. Efeitos Colaterais: Aumento da glicose no sangue; falta de apetite; sonolência.
2-Classe: Diuréticos Osmóticos Medicamentos: Manitol, Uréia, Glicerina Mecanismo de ação: São agentes livremente filtrados no glomérulo sofrem reabsorção limitada pelo túbulo renal. Uso terapêutico: Insuficiência Renal Aguda Efeitos Colaterais: confusão mental; desidratação; edema pulmonar.
3-Classe: Diuréticos de Alça Medicamento: Furosemida (Lasix) Mecanismo de ação: Bloqueiam o canal simporte (Na+, K+, 2Cl- ) no ramo ascendente da alça de Henle, aumentando a excreção desses três íons. Uso Terapêutico: Edema, Edema Pulmonar (associado à IC, IH, IR), Hipertensão Arterial. Outras Utilizações: Perda de Peso (Doping). Efeitos Colaterais: Desequilíbrio eletrolítico = hiponatremia (baixa ingestão ou excesso de excreção de sódio; hipocalemia( baixa