Farmaco diureticos
1. Introdução
Os fármacos diuréticos são aqueles que aumentam o fluxo urinário. Esses fármacos inibem os transportadores renais de íons e diminuem a reabsorção de sódio em diferentes partes dos néfron. Como resultado, os íons de Na e outros como Cl, entram na urina em quantidades maiores que o normal, aumentando assim, a quantidade de água, para manter o equilíbrio osmótico. Assim os diuréticos aumentam o volume de urina e alteram seu pH, assim como a sua composição.
2. Sistema Renal
A função do rim é eliminar substancias indesejáveis e controlar o volume e a composição dos líquidos corporais.
Regulação dos líquidos e eletrólitos pelos rins.
Aproximadamente 16 a 20% do plasma sanguíneo que chega aos rins são filtrados dos capilares glomerulares para o interior das cápsulas de Browman. O filtrado normalmente livre de proteínas e células sanguíneas contém a maiorias dos componentes plasmáticos em baixa massa molecular em concentração aproximadamente igual do plasma. Isso inclui glicose, bicarbonato de sódio, aminoácidos e outros solutos orgânicos como Na, K e Cl. Os rins regulam a composição iônica e volume da urina por reabsorção ativa ou secreções de íons, e reabsorção passiva de água em cinco zonas funcionais ao longo do néfron, são esse, túbulo contorcido proximais, porção descendente da alça de Henle, porção ascendente da alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo ducto coletor.
[pic]
2.1 Túbulo contorcido proximal.
Localiza-se no córtex renal, onde são reabsorvidos água, sódio cloretos, potássio, glicose, bicarbonato e aminoácidos. Corresponde a 25% da filtração renal. Absorvem também ácidos e bases nitrogenadas para eliminar com a urina.
O cloreto entra no lúmen do túbulo em troca de uma base iônica, como o oxalato. A água segue passivamente para o sangua para manter o equilíbrio. O sódio absorvido é mandado para o interticio pela boma de sódio e potássio- adenosina tifosfatase, mecanismo responsável por