Fábio
Unidade 05: Medidas de Dispersão da Média, Mediana e Moda
Representamos geralmente uma série pela média, mediana ou moda, entretanto elas não descrevem a flutuação dos demais valores em torno delas.
Se determinado teste de estatística fosse aplicado em uma classe dividida em 2 grupos de alunos segundo um critério qualquer, poderá ocorrer que ambos os grupos obedecem à mesma média, digamos seis. Se o grupo A fosse extremamente homogêneo a ponto de todos os alunos tirarem a mesma nota 6, teríamos logicamente MA = 6. Já no grupo B poderíamos encontrar notas que iriam de 0 a 10, e a média MB = 6. Baseados apenas na média dos grupos, iríamos concluir que ambos revelam o mesmo nível de conhecimento. Entretanto, esse valor não nos informa nada a respeito da homogeneidade ou heterogeneidade de conhecimento dentro de cada grupo. Assim é que o grupo A revelou completa homogeneidade de conhecimento, uma vez não houve variabilidade ou dispersão das notas, todas iguais a 6. Já o grupo B apresentou notas dentro de um intervalo de 0 a 10, revelando, consequentemente, maior heterogeneidade de conhecimentos. Para avaliar o grau de variabilidade ou dispersão dos valores de um conjunto de números precisamos abordar as medidas de dispersão. Essas nos proporcionarão um conhecimento mais completo do fenômeno a ser analisado, permitindo estabelecer comparações entre fenômenos de mesma natureza e mostrando até que ponto os valores se distribuem acima ou abaixo da tendência central.
As principais medidas de dispersão são:
I) QUANTO À MÉDIA
a) Amplitude Total (AT): É a diferença entre os valores extremos de um conjunto: A = Xmaior – Xmenor. Muito instável se ocorrer valor excepcional; pouca utilidade.
b) Desvio Padrão: ou afastamento médio