Fábio
Segundo Kotler (2007, p.162), “o macro ambiente consiste em todas as variáveis incontroláveis, cujo a empresa não pode atuar diretamente, mas que poderão intervir em seus resultados. É necessário analisar e acompanhar essas forças a fim de responder ou se adaptar a qualquer variação inesperada”. Fazem parte do macro ambiente fatores como a economia, política, tecnologia, demografia, dentre outros. Que respectivamente possuem uma variável ambiental crítica que seria uma força que está presente dentro de cada ambiente, que contará também com histórico da variável, projeções e tendências.
Ambiente Político Legal
Segundo (Kotler 2000) “as decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político”. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.
Variável Ambiental Crítica
Seguro Desemprego
Por que esta variável é crítica
O Seguro-desemprego é um beneficio do governo dado às pessoas que ficam desempregadas sem justa causa. Este benefício tem sua duração variável com o tempo que o funcionário ficou de carteira assinada, o valor varia de acordo com a faixa salarial, sendo pago em até cinco parcelas. Com o seguro desemprego, o funcionário deve procurar novos postos de trabalho durante esse prazo e quem requerer este beneficio pela 3ª vez em 10 anos, terá de participar do curso de qualificação.
Histórico da variável
Desde a Constituição de 1946, já era prevista a criação do Seguro-Desemprego no Brasil, mas, por muito tempo, as iniciativas foram restritas e pontuais. Esse quadro só veio a ser modificado quando, em meados da década de 1980, o movimento sindical ressurgiu como ator principal na formulação das garantias para os trabalhadores.
Em 1998, 76,2% dos desligamentos aconteceram por demissões sem motivos, enquanto em 2008, 70,9% dos desligamentos foram involuntários.
Em 2008