Fuzzy
LÓGICA FUZZY
SEU NOME: MARIO RODRIGUES/RAFAEL DONIZETE
ORIENTADOR(A): Prof. Gobis
Tatuí, outubro 2012
FACULDADE SANTA BARBARA
LÓGICA FUZZY
Mario Machado:
Rafael Donizete: 30101
ORIENTADOR (A): Prof. O.Rientador
Monografia apresentada para a disciplina de qualidade de software dentro do curso de Sistemas de Informação
Tatuí, outubro 2012
RESUMO
Este trabalho apresenta um pouco sobre a lógica fuzzy, que é uma busca de ir alem do 0 ou 1- verdadeiro ou falso computacional. Essa busca se tornou necessária até mesmo porque nem todos os problemas se resolvem na base do 0 ou 1 – verdadeiro ou falso. Existe então a observação de que entre o 0 e o 1 existem o 0,7; 0,1; 0,8 que podem ser usados como níveis de veracidade.
INTRODUÇÃO
Este artigo mostra uma breve abordagem da lógica fuzzy ou lógica nebulosa, trazendo os pontos principais desta lógica nebulosa, proposta por Loft Zadeh em 1965. Gerar respostas para as mais diversas questões, considerando dados incompletos, imprecisos e, às vezes, contraditórios e não confiáveis são características do raciocínio humano, por isso a lógica fuzzy é considerada uma subárea da inteligência artificial.
1 - Noções básicas
Na lógica proposicional, a cada proposição p associamos um entre dois valores possíveis: verdadeiro ou falso. É comum que sejam escolhidos valores numéricos como 1 para representar o verdadeiro e 0 para representar o falso. Um modelo fuzzy simples é construído associando-se um valor μ(p)