Advergame
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS
ADVERGAMES
São Paulo
2012
1. Introdução
“Advergames: A publicidade em jogos digitais como forma de atrair o consumidor.”
Medeiros, J.F.
Os advergames representam uma evolução natural dos anúncios impressos, comerciais de TV e banners. Uma revolução no meio online. O termo deriva da junção de duas palavras do inglês “advertise + games”, e pode ser definido como jogos digitais de publicidade. Este tipo de tecnologia, onde a interatividade é o destaque, permite maior tempo de exposição à marca e mensagem divulgadas.
Os advergames são jogos que podem comunicar alguma ideia, apresentar um produto ou uma empresa de uma maneira descontraída, através da interação entre o consumidor e a marca. Atualmente, eles veem se tornando cada vez mais comuns na publicidade, por ser uma forma inovadora e envolvente de se diferenciar em um mercado tão competitivo. Uma forma alternativa e divertida para as campanhas de marketing.
Os primeiros games publicitários surgiram na década de 1980, desenvolvidos inclusive para consoles. A Coca-Cola foi pioneira neste segmento, desenvolveu o "Pepsi Invaders", o qual o objetivo do usuário era destruir as garrafas de Pepsi, o game fez bastante sucesso na época, marcando uma mudança no mercado publicitário.
Atualmente as pessoas estão expostas à publicidade na maior parte do dia, seja direta ou indiretamente. E fica cada vez mais difícil atrair a atenção do consumidor, já saturados de tanta informação. Os advergames vieram com o intuito de levar a mensagem ao consumidor sem exaustão, ou seja, o jogo é livre, não é imposto, diferentemente da publicidade tradicional, a qual a exposição à marca é involuntária.
“Advergames são jogos que podem ser utilizados para comunicar uma ideia, apresentar um produto ou uma empresa, através de uma interação divertida entre consumidor e marca. É uma forma inovadora