Futurismo
O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.
Livro Pittura Scultura Futuriste, de Umberto Boccioni que concentra todo o ideário artístico do movimento futurista.
Embora a área de maior penetração do Futurismo tenha sido a literatura, o movimento também encontrou ecos na pintura e escultura.
CARACTERÍSTICAS
Em linhas gerais os futuristas tentaram mostrar em suas pinturas a ideia de dinamismo, entendido como a deformação e desmaterialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.
Dinamismo de um cão na coleira - Giacomo Balla
INFLUÊNCIAS * Artes plásticas: Tem o objetivo de criar obras com o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial. * Literatura: Sempre a serviço de causas políticas, os autores abolem os temas líricos e incorporam à poesia palavras ligadas a tecnologia. * Teatro: Introduz a tecnologia nos espetáculos e tenta interagir com o público. * rtes plásticas: Tem o objetivo de criar obras com o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial. * Literatura: Sempre a serviço de causas políticas, os autores abolem os temas líricos e incorporam à poesia palavras ligadas a tecnologia. * Teatro: Introduz a tecnologia nos espetáculos e tenta interagir com o público.
Filippo Tommaso Marinetti nasceu em 22 de dezembro de 1876, em Alexandria Egito. Foi um escritor, poeta, editor, ideólogo, jornalista e ativista político italiano, iniciador do movimento futurista, cujo manifesto publicou no jornal parisiense Le Figaro. Morreu no dia 2 de dezembro de 1944, em Bellagio, Itália.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que esse movimento propunha uma nova visão,