FUTURISMO
Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Tomaso Marinetti, no jornal frânces Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
O apego do futurismo ao novo é tão grande que chega a defender a destruição de museus e cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como forma de “higienizar” o mundo.
A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, utilizando-se de cores vivas e contraste e a sobreposição das imagens, traços e pequenas deformações com a pretensão de passar a idéia de movimento e dinamismo.
Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica descrita por ele no espaço.
O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, instituíram outros movimentos modernistas
influenciando vários artistas que posteriormente
Foi em território italiano que o futurismo ganhou grande notoriedade. O fascismo italiano teve grande influência neste movimento artístico na Itália. Os
Luigi Rossolo, Umberto Boccioni e CarloCarrá
principais artistas plásticos futuristas italianos foram
Na Rússia, o movimento futurista recebeu influência do socialismo. O grande expoente da poesia futurista russa foi o poeta Vladimir Maiakovski, que fez uma ligação entre a arte e o povo.
No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista como
Anita Malfatti e Oswaldo de Andrade. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana da Arte Moderna de 1922. o futurismo enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, mas seu espírito rumoroso e inquieto