Futebol é para todos, brilhar é para poucos
EMERSON QUINTANILHA VALOIS
FUTEBOL É PARA TODOS, BRILHAR É PARA POUCOS
São Luis-MA
2014
UNIVERSIDADE CEUMA
EMERSON QUINTANILHA VALOIS
FUTEBOL É PARA TODOS, BRILHAR É PARA POUCOS
Trabalho realizado para a disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica em Futebol de Campo da Universidade CEUMA
Professor: Carlos Izoni
São Luis-MA
2014
FUTEBOL É PARA TODOS, BRILHAR É PARA POUCOS
O futebol é o esporte mais praticado mundialmente e com o crescimento das escolinhas preparatórias, crianças de diferentes classes sociais ingressam no esporte a fim de obter uma condição financeira mais favorável, sendo que hodiernamente os clubes no exterior se mostram como principal sonho a partir do momento em que seus atletas dispõem de estabilidade financeira devido aos altos salários, bem como outras regalias. Ressalta-se que, tais benefícios não se restringem aos jogadores destaque de cada time, mas a todos aqueles admitidos como atletas no clube.
No inicio de uma carreira esportiva são trabalhados diversos fatores que desenvolvem as habilidades das crianças e jovens. Dentro das escolinhas são realizados na periodização do treinamento atividades que desenvolvem a lateralidade, aspectos coordenativos e noções de tempo/espaço.
Pesquisas afirmam que, deve-se trabalhar a coordenação motora em todas as fases do treinamento, pois desta forma o desenvolvimento técnico se desenvolve de maneira acelerada assim como demais habilidades, além de estimular os que possuem movimentos deficientes.
Outro fator de grande importância é o aspecto psicológico do atleta. Portanto, todo trabalho deve ser feito em harmonia, cabendo aos pais um papel fundamental dentre esses fatores, pois a presença ou ausência dos genitores interfere e maneira considerável.
A relação entre os pais e o filho, o convívio, a rotina e os valores passados influenciam no desempenho do atleta.
A presença dos pais em