funçoes quimicas
A química na minha vida:
Eu como dona de casa escolhi um produto que temos que ter muito cuidado ao utiliza-lo em casa por que ele pode fazer mal a nossa saúde.
Repleto de compostos orgânicos voláteis, latas de limpadores de forno de aparência inofensiva realmente contêm produtos químicos perigosos. Embora essas substâncias funcionem bem para limpar a gordura e sujeira de seu forno, elas podem tornar-se prejudiciais à sua saúde se não forem devidamente manuseadas. Conhecer os ingredientes nos limpadores de forno pode ajudá-lo a identificar a segurança do produto que você escolher.
Seus componentes são: Butano, Monoetanolamina, Éter monobutílico de dietilenoglicol, Hidróxido de sódio, Dietanolamina
Butano
O trabalho desse ingrediente é atenuar as formações duras, incrustadas em seu forno. Um propulsor aerossol, o butano é um solvente orgânico que contém substâncias cancerígenas. O efeito de spray de aerosol faz com que as substâncias químicas liberadas desse modo sejam mais prejudiciais, porque o spray deixa as partículas ainda menores, o que torna os produtos químicos mais facilmente inaláveis. Alguns efeitos adversos à saúde de substâncias cancerígenas incluem toxicidade reprodutiva e neural. O óxido nítrico liberado com sprays de aerossol também ajuda a causar a poluição fotoquímica.
Monoetanolamina
A monoetanolamina (MEA) combina as propriedades do álcool e da amina, que permitem que ele se misture com a água e tenha um ponto de ebulição elevado, além de criar o aroma de amoníaco. Quando usada, a MEA reage de acordo com essas propriedades. A revista Wired Magazine escreveu: "Ela quebra o lamaçal em superfícies do forno, neutralizando alguns ácidos graxos e transformando outros em solventes de gordura". Altamente volátil, esse composto orgânico pode causar efeitos nocivos, como dores de cabeça, sangramento nasal e câncer.
Éter monobutílico de dietilenoglicol
Você pode encontrar o éter monobutílico de dietilenoglicol