FUTEBOL AMERICANO: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
FUTEBOL AMERICANO: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Este trabalho desenvolveu uma proposta de ensino do conteúdo Futebol Americano para as aulas de Educação Física escolar para sexto ano ou quinta série do ensino fundamental. Essa pesquisa foi de caráter qualitativo, com objetivos exploratórios e através de procedimentos bibliográficos, buscamos assim, inserir dentro da proposta de ensino temas que fossem abordados através do conteúdo proposto, visando proporcionar melhor desenvolvimento dos alunos e das praticas pedagógicas da Educação Física.
Utilizamos experiências acadêmicas e pessoais, como também, buscamos enfatizar o trato do esporte e escola para a construção dessa proposta.
Palavras chaves: Futebol Americano; Transposição didática; Esporte e Escola.
ABSTRACT
This study developed a proposal for teaching content to Football classes to physical education or sixth year the fifth grade. This research was qualitative, with goals through exploration and bibliographic procedures, we thus enter into the proposed education issues that were addressed through the proposed content, aiming to improve the development of students and teaching practices of physical education. We use personal and academic experiences, but also, we emphasize the treatment of sports and school for the construction of this proposal.
Keywords: Football; Didactic transposition; Sports and School.
2
INTRODUÇÃO
O Futebol Americano (FA) é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby. O FA ou simplesmente football, como é conhecido nos Estados Unidos, é um esporte competitivo onde cada time é composto de onze jogadores em cada lado e no total de 54 jogadores por jogo. É um esporte que demanda velocidade, agilidade, capacidade tática, força, estratégia e planejamento, os jogadores de ataque têm o objetivo de avançar o campo chegando a sua finalidade que é o touchdown (pontuação máxima do jogo), os jogadores de defesa têm o objetivo de não