TRIANGULAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO FILME “MEU NOME É RÁDIO”
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
DISCIPLINA – EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
TRIANGULAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO FILME
“MEU NOME É RÁDIO”
MARCIO GOMES DE ARAUJO LIMA
&
EDSON POSSIDONIO SAMPAIO JUNIOR
FEIRA DE SANTANA - 2014
MARCIO GOMES DE ARAUJO LIMA
&
EDSON POSSIDONIO SAMPAIO JUNIOR
TRIANGULAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO FILME
“MEU NOME É RÁDIO”
Triangulação e contextualização do filme “Meu nome é Rádio” apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina Educação Física Adaptada do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, sob a orientação do Professor Me. Suzana Nogueira.
FEIRA DE SANTANA 2014
Resumo
Trabalho com o propósito de analisar o filme Meu nome é Rádio, a partir de triangulações com diversos autores acerca da temática sobre Deficiência, definindo assim a escolha de cinco cenas e as contextualizando. Meu nome é Rádio é um filme de drama americano lançado em 2003, baseado em uma história verídica, fatos reais ocorridos em 1976 na cidade de Anderson, Carolina do Sul, sobre um jovem com deficiência mental, James Robert Kennedy, conhecido pelo nome Rádio.
Primeira cena- James “Radio” aparece empurrando um carro de supermercado no centro da cidade, onde chama a atenção das pessoas, recebe alguns olhares de descriminação por ser um rapaz com comportamento diferente e ter as características físicas fora dos padrões de normalidades ditados pela sociedade, ele apresenta pouca interação com os moradores, e é visto como um ser estranho e diferente por causa de seu aspecto físico. Naquela cena foi possível observar e analisar sobre A TEORIA DA DEFECTOLOGIA (1989 Pág. 13), onde VYGOSTSKI diz: A sociedade, sim, é quem cria os limites para essas pessoas não se desenvolverem plenamente. Esta foi uma das principais teses de defesa de Vigotski ao criticar a