Fusões
FUSÕES E AQUISIÇÕES
Fusão e aquisição têm se tornado termos comuns no mercado de negócios nos mais diversos setores da economia global:
Fusões e aquisições, assim como todo tipo de atividade empresarial, afetam a sociedade. Pode-se afirmar que as sociedades e, naturalmente, os indivíduos, são profundamente afetados pelas fusões e aquisições. As atividades das grandes empresas, sejam nacionais ou multinacionais, têm uma relação direta com a qualidade de vida das pessoas através de uma intricada rede de inter-relacionamentos. Quando as ações e atividades das empresas geram resultados positivos, as pessoas são beneficiadas pela prosperidade econômica. O oposto também é verdadeiro, pois as pessoas são negativamente afetadas quando tais ações e atividades geram prejuízos. (LOBO:2011,9)
Ambos os processos afetam no geral a estrutura das organizações tanto financeiramente, pois os dois mecanismos envolvem altíssimos valores, como também na motivação e plano de carreira dos colaboradores e ainda nos procedimentos dentro das empresas envolvidas. No entanto vale ressaltar que se trata de conceitos divergentes.
Na busca de se tornarem mais fortes no mercado as empresas que podem ser duas ou mais, juntam seus patrimônios dando inicio a uma nova sociedade comercial, fazendo com que as mesmas deixem de existir individualmente, o que demonina-se fusão: A combinação de duas ou mais empresas, na qual a empresa resultante mantém a identidade de uma das empresas, geralmente a maior. São formas de expansão externa que devem ser empreendidas somente quando se espera que elevem p valor da ação.