Funções
Introdução página 2
Funções página 3
Conclusão página 5
Anexos página 6
Referencias Bibliográficas página 7
Introdução
É um dos conceitos mais importantes da matemática, porém seu estudo não é restrito apenas a essa matéria, na verdade, ele é usado em outras ciências, como na química e na física.
Sua definição depende da forma em que são decididos os axiomas, que são preposições tão óbvias que não precisam ser demonstradas.
É fundamental para o entendimento de função, que tenha o conhecimento de produto cartesiano e relações, pois ambos assuntos são bases fundamentais para a assimilação do conceito de função.
Função
A definição de função pode ser dada como generalização da noção comum de formula matemática, elas são basicamente a relação matemática entre dois elementos, associando o valor de x (chamado de variável independente) a um valor da função f(x) (chamado de variável dependente). O que é feito através de uma equação (uma afirmação que estabelece igualdade entre dois termos matemáticos), diagramas que representam dois conjuntos, uma regra de associação, uma tabela de correspondência. O estudo da função pode ser divido em três partes: características, tipos de elementos de uma função, função de primeiro grau (e função de segundo grau.
E existem inúmeros tipos de funções matemáticas, as quais podemos destacar: função sobrejetora, função quadrática, função polinomial, função injetora, função bijetora, função trigonométrica, função logarítmica, função exponencial, função linear, função modular, dentre inúmeras outras. E a definição de cada função depende das leis generalizadas e propriedades específicas.
As funções não são apenas cálculos usando números individuais, às vezes nem mesmo usam números em algumas situações. Ele apenas liga um conjunto de valores com um segundo conjunto de valores, fazendo a relação entre os conjuntos, dada pela fórmula inicial. Esses conjuntos de valores são chamados de