Funções Psicológicas superiores
Aluna: Elaine Cristina Miguel de Andrade
Curso: Extensão – 30h: Redação e Pesquisa Científica
Atividade no: 05
Data de envio: 12 de junho de 2013
As funções psicológicas superiores (FPS) é um dos termos que mais se repete em toda a literatura de Vygotsky. O que não fica tão claro é o seu significado, pois demanda certo conhecimento de outras áreas, tais como, o materialismo dialético e histórico de Marx, a psicologia científica, neurologia, etc. Segundo Rego (2011, p. 51), a base marxista dos estudos de Vygotsky é:
“o desenvolvimento de habilidades e funções específicas do homem, assim como a origem da sociedade humana são resultados do surgimento do trabalho. É através do trabalho1 que o homem, ao mesmo tempo em que transforma a natureza (objetivando satisfazer suas necessidades), se transforma.” Lucci (2006, p. 2) coloca que a partir de conhecimentos da psicologia Vygotsky inicia um estudo sócio-genético do ser humano, estabelecendo relações entre o biológico e o neurológico. A proposta da teoria histórico-cultural ou sócio-histórica, portanto é o estudo do psiquismo. Partindo da concepção que o desenvolvimento do psiquismo é a relação do biológico com o social, Vygotsky busca explicar as relações das funções mentais e a atividade humana.
Vygotsky parte de estudos já existentes sobre a formação do psiquismo humano e crítica que as teorias existentes não davam conta de dar respostas aos fenômenos psicológicos. (Lucci, 2006, p.4)
Rego (2011, p.39) explica que para Vygotsky as FPS consistem no modo do funcionamento psicológico tipicamente humano. Por exemplo, a capacidade de planejamento, memória voluntária, imaginação, etc. E são considerados superiores
1
Parte da ideia “atividade humana consciente” que se atribui o significado de “trabalho” nos estudos vygotskyano. (JOENK, p.2)
porque são mecanismos intencionais, ou seja, ações que o homem realiza