Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores
Departamento de Psicologia – Dpsi
Disciplina: Processos psicológicos básicos
Docente: Janaína
Discentes: Marcos Vinícius de Lima Tavares¹; Raissa Alves²; Angela Maria³
Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores
Maria Eliza M. Bernardes; Flávia Ferreira da Silva Asbahr.
Nesse artigo podemos observar de forma bastante prática a contribuição da escola russa para a psicologia. Autores como Vygotski, Luria e Leontiev são citados com frequência.
Logo no início verificamos a importância da Psicologia Histórico-Cultural formulada por Vygotski em meio à crise em que se passou a psicologia, visto que esta passava por um período de estagnação onde muitos questionamentos eram levantados acerca dos métodos e técnicas existentes, a maneira ‘tecnicista’ com que eram tratadas as questões psicológicas incomodava e uma sensação pairava de que algo diferente deveria ser proposto, logo essa teoria sugerida por Vygotski possibilitou à psicologia subir a um nível antes inexplorado tendo contribuição direta o materialismo histórico de Karl Marx. Também é citado o método genético-experimental, fundamental no estudo das funções superiores.
Dando continuidade, as autoras tratam da percepção no desenvolvimento infantil, parte inclusiva essencial, tendo sempre como finalidade última utilizar esses conhecimentos para qualificar a intervenção levando em consideração a ampla diversidade de limitações específicas que o profissional de psicologia está sujeito a encontrar, e explanando da mesma maneira, outros processos psicológicos básicos tendo sempre as teorias russas como base.
É interessante notarmos ao longo desse artigo a amplitude da abordagem das teorias soviéticas tendo contribuições de outras áreas do conhecimento como, por exemplo, a antropologia, por levar em conta o fator biológico do homem buscando descobrir em que momento histórico surgiu a linguagem e as relações sociais, linguagem essa