Vygostsky
Vygostsky deu grande importância ao desenvolvimento psicológico e fez profundas pesquisas referente ao funcionamento do cérebro querendo entender mais sobre as funções psicológicas, e aprofundou esse conceito de funções psicológicas superiores sob a teoria da neuropsicologia de Lúria seu colaborador e discípulo. Vygotsk baseou o conceito de funções psicológicas superiores trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo do tempo e do desenvolvimento individual.
O funcionamento cerebral nesse conceito de Vygotsky é fundamentada sob a ideia de sistema funcional. Um exemplo é a respiração que é responsável em levar o oxigênio até os pulmões, para atingir esse objetivo o nosso sistema funcional pode usar diversas maneiras alternativas. Por exemplo, se o principal grupo de músculos que funciona durante a respiração para de atuar, os músculos intercostais são chamados a trabalhar, mas se por alguma razão eles estiverem prejudicados, os músculos da laringe são mobilizados e a pessoa começa engolir ar chegando aos alvéolos pulmonares por uma rota completamente diferente.
O que distingue o funcionamento de cada sistema funcional é a presença de uma tarefa constante desempenhada por mecanismo variáveis, produzindo um resultado constante.
Uma tarefa básica como a respiração é possibilitada por um sistema complexo, que podem se utilizar de rotas diversas e de diferentes combinações de seus componentes. Um exemplo é de quando a pessoa responde corretamente quanto que é 15-7. Ela pode responder contando nos dedos, fazendo um cálculo mental, usando uma máquina de calcular, fazendo a operação com lápis e papel ou simplesmente lembrando uma informação já