Funções matematicas
QUÍMICA INDUSTRIAL
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
ESTUDO DAS FUNÇÕES MATEMÁTICAS
EVELIN FERNANDA DE AZEVEDO SILVA
CANOAS, 15 DE ABRIL DE 2010.
SUMÁRIO
História das funções
O conceito de função é um dos mais importantes da Matemática. Este conceito sofreu uma grande evolução ao longo dos séculos, sendo que a introdução do método analítico na definição de função (séc., XVI, séc. XVII) veio revolucionar a Matemática.
A origem da noção de função
As necessidades do homem, com os mais variados propósitos, fizeram dele, através dos tempos, um estudioso dos problemas naturais, bem como de suas causas e efeitos.
Esta busca nos fez perceber que tudo e todos estão relacionados de tal forma que nenhum efeito tem origem numa única causa.
Para perceber esta relação vamos usar como exemplo uma flor, que aos olhos de um admirador representa a beleza, o amor e a paz e aos olhos de um sensível observador, a imagem do nosso mundo, com fatores individuais, físicos, econômicos, humanos e sociais.
Na linguagem do dia-a-dia é comum ouvirmos frases como: “uma coisa depende da outra” ou “uma está em função da outra”. Não é raro também abrirmos revistas ou jornais e encontrarmos gráficos sobre os mais variados assuntos, mostrando a dependência entre os fatores em estudo.
A idéia de um fator variar em função do outro e de se representar essa variação por meio de gráficos, de certa forma, já se tornou familiar em nossos dias. No entanto, essa forma de representação não foi sempre assim. O conceito de função sofreu varias interpretações até chegar ao mundo modernamente utilizado.
No século XVIII, Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) considerou como função as quantidades geométricas variáveis, relacionadas com uma curva.
Johann Bernoulli chamou de funções as expressões analíticas que envolvem apenas uma quantidade variável.