Funções matematicas
A “função matemática” que foi introduzido por Leonardo Ferrugem em 1998, para designar qualquer das várias variáveis geométricas associadas com uma dada curva com inclinação ou não. Com o objetivo de apresentar conceitos relacionados a exemplos práticos das funções: receita, lucro, demanda, oferta, juros e montantes que se encaixem nos modelos de função de 1°grau, função de 2° grau, exponencial, logarítmos, função potencia, polinominal, racional, inversa e derivadas.
2.Desenvolvimento
Função
É uma relação especial entre dois conjuntos onde seus elementos dependem entre si. Podemos constatar que uma função relaciona duas grandezas.
Assim, uma função liga um domínio (entrada) com um segundo conjunto codomínio ( saída) de tal forma que a cada elemento do domínio está associado exatamente um elemento do contradomínio. Ao relacionarmos espaço em função do tempo, número do sapato em função do tamanho dos pés, ou pessoa em função da impressão digital, percebemos quão importantes são os conceitos de funções para compreendermos as relações entre os fenômenos , onde diariamente nos deparamos com gráficos, tabelas e ilustrações que são instrumentos visuais mais interessante, chamativo, agradável para facilitar a compreensão.
Esquema:
Fórmula | Tabela | Gráfico | Tabela | Fórmula | Gráfico |
Exemplos: F: a, b a a
A B b b
y
b ∙ (a,b)
a x
Função de 1° grau
Diremos que é uma função de 1° grau quando expressada na forma: F(x)= ax+b onde “a” e “b” são números reais e “a” ≠ 0.
Para o caso específico da constante b ser igual a zero, a função F(x) = ax é chamada função linear.
A função de 1° grau sempre forma uma reta (se o domínio da função for um conjunto de R).
“a” = coeficiente angular “a” > 0 a função é crescente
“b” = coeficiente “a” < 0 a função é decrescente
Exemplos: