Funções de linguagem
Exemplo: Junte-se a nós, participe do concurso e concorra a vários prêmios!
Justificativa: Está em uso a função apelativa porque o emissor está convidando o receptor, “ordenando”, utilizando os verbos no modo imperativo.
Definição: A função metalinguística ocorre quando o emissor evidencia o código, em que o código é utilizado para explicar a si mesmo.
Exemplo: Durante o telejornal, os jornalistas explicaram como é feita a gravação de um telejornal.
Justificativa: Está em uso a função metalinguística porque o código foi usado para explicar o código, quando um telejornal informou fatos sobre a gravação de telejornais.
Definição: A função fática ocorre quando o emissor quer continuar ou cessar a comunicação. Para atrair a atenção do receptor, o emissor testa o canal.
Exemplo: Olá, quanto tempo! ; Pois é... ; Então é isso... ; Ah, hum, beleza então...
Justificativa: Esses exemplos possuem função fática porque o emissor está querendo começar ou terminar uma conversação. Na frase “Então é isso”, por exemplo, o emissor quer terminar a conversa deixando clara para o receptor essa opção. Após essa frase, normalmente, o emissor se despede do receptor, rompendo definitivamente a conversa.
Definição: A função referencial transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade.
Exemplo: O décimo campeonato amador de futebol de Curitiba será realizado em maio do ano de 2013. Nessa edição o torneio reunirá equipes como o Batel Esporte Clube e o Bacacheri Futebol Amador, campeões de 2011 e 2012 respectivamente. Espera-se que o estádio municipal de Curitiba esteja lotado para a estreia dessas duas equipes tradicionais.
Justificativa: Está em uso a função