Pesquisa descritiva
Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como actividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. A nós, coube a elevada honra de nos debruçar sobre a pesquisa descritiva.
2.PESQUISA DESCRITIVA
Este tipo de pesquisa tem o propósito de descrever e analizar as características de factos ou fenómenos, avaliar de programas ou isolar de variáveis – chave. Procura observar, registar, analisar, classificar e interpretar os factos ou fenómenos (variáveis), sem que o pesquisador se interfira. Procura descobrir com precisão possível, a frequência com que um fenómeno ocorre, sua variação, relação e conexão com outros, nactureza e característica.
A pesquisa descritiva descreve experiências, uma situação, um fenômeno ou processo nos mínimos promenores.
2.1.Características
Essa pesquisa de modo geral pode assumir diferentes formas de levantamento, sendo o mais realizado por pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais, preocupados com a situação prática, além de ser utilizada por instituições educacionais, partidos políticos, empresas e outras organizações.
Ela observa, descreve, regista os factos ou fenómenos de uma determinada realidade sem manipulação dos factos. Procura entender diversas situações e relações que ocorrem na vida social , política, económico e as de mais aspectos que ocorrem na sociedade.
Caracteríza-se também pela relação de amostras aleatórias de grandes ou pequenos objectos sujeitos a pesquisa.
2.2. Classificção
São inúmeros os estudos que podem ser classificados como pesquisa