Funções da linguagem
Pró – Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD
Curso de Bacharelado em História
Disciplina: Português Instrumental
Acadêmico (a): Rosiane da Silva e Silva
Funções da Linguagem
Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
Exemplo: I
Ah, que coisa boa!
Exemplo: II
Tenho um pouco de medo...
Exemplo: III
Nós te amamos.
Função conativa ou apelativa: O objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faça!) ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa (Você não pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). Esse tipo de função é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade.
Exemplo: I
Você já tomou banho?
Exemplo: II
Mãe, vem cá!
Exemplo: III
Não perca está promoção!
Função poética: O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.
Exemplo: l
“Chegou o milagre azul para lavar!
Lave na espuma de Omo e tenha a roupa mais limpa do mundo!
Onde Omo cai, a sujeira sai”.
Exemplo: ll
De tudo, ao meu amor serei atento.
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto que mesmo eu face do maior encanto.
Dele se encante mais meu pensamento.
Exemplo: