Tcc igualdade social
Primeiramente a DEUS, pela a vida e pela sua presença constante em minha vida.
Á minha amiga Arimar e seu esposo Gilberto, pela sua companhia, nesta caminhada. Muito Obrigado.
Á todos meus colegas de turma em especial a Fernanda Melo, Paula Luana e a Edvaldo pelo apoio, incentivo neste processo de aprendizagem do fazer profissional do Seguridade Social. Muito obrigado.
Em fim agradeço a minha família, amigos, profissionais que estiveram presente nessa caminhada e a todos aqueles que mim ajudaram de alguma forma que fizeram presentes e contribuíram na conclusão desta etapa da minha vida. Ha todos meu muito obrigado.
.
Sousa, Nome Prenome do(s) autor(es)Elenilse. Violência ao idoso: relação intrafamiliar 2013. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de pós –graduação (Seguridade social) – Instituto de Teologia Aplicada - INTA, Crateús- CE, 2013.
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso está baseado em pesquisa sobre a violência intrafamiliar do idoso, considerando num contexto social, econômico e cultural, do envelhecimento populacional visto o grande avanço desse segmento idoso. Percebe-se uma grande necessidade de trabalhar a questão da violência intrafamiliar, pois a cada dia que passa vem aumentando cada vez mais, devido à maioria de seus familiares ou cuidadores não se encontram preparados para cuidar do idoso e se tornam seus próprios agressores, o idoso em sua maioria silencia estas violências por medo de perder seus cuidadores, em outras vezes também não percebem que estão sendo violentados. Diante as pesquisas percebe-se que as violências mais acometidas ao idoso são violência patrimonial, psicológica e maus tratos. Baseado neste estudo observa-se a famílias em relação à proteção ao idoso e com isso pretende-se contribuir para uma reflexão maior no